Com o surgimento e crescimento das cidades o habitat natural dos animais também foi alterado, eles acabaram fazendo parte desse conglomerado urbano e, com a quebra da cadeia alimentar e a proliferação desenfreada de algumas espécies, eles acabaram dependendo do ser humano para sobreviver e encontraram as condições ideais para tal, ou seja, encontraram abrigo, alimento e água nas residências, local onde mais se infestam.

Com esse contexto do processo de urbanização e de espécies de animais no convívio do ser humano surge a necessidade do controle integrado de pragas (CIP). Este consiste em um sistema que reúne ações preventivas e corretivas no ambiente urbano, impedindo o surgimento de pragas e vetores.

O CIP visa evitar o uso indiscriminado de praguicidas, para isso é fundamental a análise do ambiente e um profundo conhecimento sobre o ciclo de vida das pragas e seu comportamento. Assim, seguindo a legislação e as técnicas corretas, garante a eficácia do processo sob o ponto de vista higiênico, ecológico e econômico.

Esse processo foi desenvolvido com base no Manejo Integrado de Pragas, originalmente utilizado na agricultura, mas que também foi indicado para áreas urbanas. Ele consiste no seguinte passo a passo:

  1. Identificação da espécie;
  2. Compreensão do ciclo da espécie e seu comportamento;
  3. Mapeamento do tamanho da infestação para assim poder identificar qual o método de controle será utilizado;
  4. Ter o conhecimento técnico necessário para poder determinar os benefícios e riscos envolvidos no método proposto;
  5. Implementar as táticas seguras e efetivas para o ambiente analisado;
  6. Avaliar o desempenho do método utilizado;

Após esse trabalho é importante sempre avaliar e manter as ações preventivas. Aqui na Desintec mantemos um controle de qualidade com o intuito de garantir a eficiência e eficácia do trabalho desenvolvido.

Mas quais são os benefícios do Controle Integrado de Pragas? Muito provavelmente você já esteja imaginando alguns, mas te daremos três fundamentais ao contratar os nossos serviços:

  • Controle curativo nas diferentes áreas a serem tratadas;
  • Eliminação ou minimização dos riscos de ocorrências de insetos e roedores;
  • Monitoramento contínuo.

Agora você pode estar se perguntando, “quem é responsável por não permitir que haja a proliferação das pragas”?

Todos nós, da sociedade em geral, devemos estar atentos ao que acontece ao nosso redor e garantir um ambiente saudável e seguro. Para que isso aconteça de forma responsável e correta é de suma importância a presença de responsáveis técnicos qualificados para a identificação da praga e o manejo correto das técnicas do CIP.

Com mais de 30 anos de experiência, mais de 37.000 empresas atendidas e profissionais certificados, nós da Desintec já atendemos desde condomínios e residências até mesmo pontos comerciais e hospitais. Prezamos pela segurança e qualidade de todos os nossos serviços, aplicando as técnicas necessárias para garantir tal princípio.

Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar!

Um comentário em “Você sabe para que serve o controle integrado de pragas?”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *