baratas em casa

Se tem um inseto que ninguém quer ver em casa são as baratas. Existem inúmeras espécies na natureza, porém, duas são as mais comuns no convívio humano, a barata de esgoto (Periplaneta americana) e a barata francesinha ou de cozinha (Blattella germanica).

A barata de esgoto é grande e cascuda, gosta de se alimentar de resíduos de lixo, insetos mortos, papéis e de fezes, por isso elas são atraídas pelas caixas de gordura, galerias de esgoto e podem viver tanto nesses ambientes quanto em fendas estruturais e vãos na madeira. 

Já a barata francesinha ou de cozinha, como é comumente chamada, é atraída por restos de alimentos. Ela geralmente se esconde em frestas, móveis e eletrodomésticos e chegam às nossas casas sendo trazidas por embalagens, ou caixas, oriundas de locais infestados. 

Ao todo elas possuem um hábito noturno, com preferência para locais quentes e úmidos e com alimento disponível. Para detectar sua presença é necessário ficar atento ao aparecimento de fezes e ovos desses insetos. Essas fezes têm uma aparência de pequenos grãos escuros.

É importante o controle desses insetos visto que são vetores de algumas doenças, podendo contaminar alimentos, utensílios e ambientes, seja através das fezes ou microorganismos que carregam pelo corpo.

Como posso prevenir o aparecimento de baratas?

Já falamos diversas vezes sobre manter o ambiente limpo, além de prevenir o aparecimento das baratas, irá tornar o ambiente impróprio para diversos outros insetos que gostam de sujeira, entulho e alimento acessível. Seguindo esse critério, e os hábitos das baratas, algumas medidas preventivas são:

  • Fechar os ralos, ou utilizar algum recurso que o deixe vedado, principalmente à noite;
  • Deixar bem vedada a caixa de gordura e o esgoto;
  • Consertar os vazamentos (elas gostam de umidade);
  • Fechar as fendas, vãos e rachaduras do imóvel;
  • Manter o lixo com tampa e as sacolas que forem recolhidas pelos lixeiros devem ser bem fechadas;
  • Limpar, sempre que possível, os armários e gavetas, principalmente da cozinha;
  • Utilizar recipientes com tampa para guardar os alimentos;
  • Não deixar restos de alimentos disponíveis, nem jogar no ralo;
  • Evitar comer na cama ou sofá por conta das migalhas que ali caem;
  • Antes de guardar caixas de papelão, observe se não há baratas ou ootecas (ovos).

As baratas podem aparecer voando de outro local mas, com essas medidas, você evita que elas encontrem um ambiente propício para viverem. Caso você observe que há uma infestação, entre em contato com uma empresa especializada e credenciada, que utiliza técnicas corretas para o controle desses insetos.

Tem alguma dúvida que quer tirar conosco? Pode inserir nos comentários ou entrar diretamente em contato.

Para saber mais sobre as ootecas, clique aqui.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *