Biologia da Praga: São animais de rápida locomoção, carnívoros e não se enrolam. Apresentam entre 15 e 191 pares de pernas dependendo de espécie e tamanho, o número de pares é sempre ímpar e por isso nenhum tem exatamente 100, a maioria das espécies de centopéias de grande porte utiliza destas pernas como forma para mergulhar na terra, e como poucos insetos rastejantes, fecham o buraco que fazem na terra sempre ao passar, como forma de defesa.
São predadores providos de uma garra com veneno; as quais podem levar perigo ao homem.Para se defenderem os quilópodes podem se esconder, pinçar com suas pernas anais, fazer autotomia das pernas (que crescem normalmente na próxima muda), atacar com suas forcípulas, excretar secreção repulsiva e se camuflarem com ambiente. Alimentam-se de larvas e besouros.
Ciclo de vida: O sistema de reprodução é sexuado, as fêmeas colocam seus ovos e tem muito cuidado com eles.
Problemas relacionados: O veneno das lacraias, o qual utiliza para paralisar pequenos insetos, costuma ocasionar acidentes ao homem. O indivíduo acidentado sente dor localizada intensa e a evolução da picada depende da sensibilidade da vítima ao seu veneno.
Medidas preventivas: Utilização de luvas de raspas de couro ao trabalhar no jardim, ralos protetores, manter o terreno sempre limpo e roçado, fechar frestas em muros e paredes, examinar roupas e toalhas antes de manuseá-las e lavar semanalmente ralos com água quente e creolina.
Métodos de controle: Existem vários produtos de venda livre no mercado em geral. O controle de insetos rasteiros é uma das principais medidas a serem tomadas, pois estes servem de alimento para os escorpiões.