Blog

Medidas preventivas que visam o melhor controle interno de praga

As medidas preventivas são consideradas muito mais importantes do que o controle químico, porque elas têm o poder de reduzir de forma efetiva não só a presença como também o aumento das pragas em qualquer lugar.

A análise criteriosa é de suma importância, pois por meio dela fica fácil observar podemos na estrutura juntamente com o comportamento apresentado pela praga em questão: onde ela costuma se abrigar, como ela invadi determinado espaço; quais os tipos de recurso que ela está buscando; quais são as fontes que ela pode usar para se alimentar.

Como forma de coibir, a entrada de insetos, a dica é manter ralos protegidos e janelas e portas vedadas, mais um sistema de fechamento automático que seja eficaz para portas, frestas na parede onde a tubulação ou o encanamento fica na parte interna de algum ambiente.

No caso do aparecimento de ratos, o controle interno de praga verificará grelhas quebradas, vãos entre as telhas no caso de a infestação ser a partir do telhado. No entanto, na parte externa, é fundamental impedir o acúmulo de entulhos, se tiver grama por perto, ela deve permanecer sempre baixa, o lixo sempre bem fechado e protegido e objetos que não são mais usados não podem ficar amontoados.

Ao receber veículos, o indicado pelo controle interno de pragas é a inspeção dos veículos de carga e, ainda, impedir que caixas de papelão ou de madeira sejam colocadas na parte interna do seu estabelecimento.

É fundamental ainda olhar de forma criteriosa os pallets, pois eles podem carregar consigo baratas de cozinha nos seus vãos.

As frestas de azulejos e de paredes também merecem atenção especial, pois ali podem ter formigas e baratas.

Para evitar o aparecimento de problemas, o melhor é além de apostar no controle interno de praga orientar os funcionários para que eles se envolvam em procedimentos classificados como de boas práticas e isso inclui a manutenção e higienização para impedir que as pragas apareçam.

Por fim, é só assegurar que o emprego de medidas preventivas, a conscientização de todos e a mudança de alguns hábitos mais o controle químico a partir do controle integrado de pragas será fundamental para a obtenção de um ambiente livre desse mal.

voltar