Blog

Controle integrado de praga em estabelecimentos que manipulam alimentos

Em decorrência da presença de pragas, a chance de contaminação é muito grande, por isso o controle integrado de pragas em lanchonetes, cozinhas industriais, refeitórios e restaurantes é considerado imprescindível, pois só assim é possível evitar o aparecimento de doenças como a salmonelose, a disenteria, a tuberculose, a difteria e outras.

Além de ser um problema sério de saúde, estabelecimentos que comercializam alimentos precisam fazer uso de um controle integrado de pragas, pois só assim o nome do restaurante não sofrerá danos a sua imagem devido à ausência de uma higienização classificada como eficiente.

Se, porventura, um cliente vier a fazer uma reclamação junto aos órgãos responsáveis, o proprietário sofrerá com sérias sanções e terá que investir e muito no controle integrado de pragas.

Conforme a Resolução de Diretoria Colegiada RDC nº216, de 15 de setembro de 2004, o controle integrado de pragas deve ser feito em restaurantes, cantinas, lanchonetes, cozinhas institucionais e outros.

Além disso, empresas de qualquer área que tiverem um restaurante ou uma lanchonete também precisarão contar com o controle integrado de pragas.

voltar